Pular para o conteúdo principal

IPVA 2022 em São Paulo: Calendário de pagamentos começa dia 10 de janeiro. Veja como consultar os valores

Imagem
Arquivo de Imagem
IPVA em São Paulo

Os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 para os veículos com placas do estado de São Paulo já estão disponíveis para consulta. O calendário de pagamentos deste ano começa no dia 10 de janeiro.

Para consultar o valor devido, o contribuinte precisa acessar o site da Secretaria da Fazenda de São Paulo (clicando aqui) e informar o número do Renavam e a placa do veículo. Outra opção para consultar o valor do IPVA é pela rede bancária. Basta informar o número do Renavam nos terminais de autoatendimento, internet banking ou aplicativos de celulares oficiais dos bancos que as informações serão disponibilizadas.

O imposto pode ser pago parcelado ou à vista. Caso o proprietário do veículo escolha pagar o valor integralmente em janeiro, o desconto é de 9%. Para pagamento a partir de fevereiro, o desconto será de 5% para cota única e para parcelamento em cinco vezes.

Os proprietários de carros novos possuem 3% de desconto no pagamento do IPVA até o quinto dia da emissão da nota fiscal. Mas se optar por parcelar o valor em cinco vezes, o desconto não se aplica.

ATENÇÃO! A partir de 2022 é possível parcelar o IPVA em até cinco vezes. Antes, o pagamento era em até três parcelas.

O contribuinte que deixar de pagar o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fica em 20% do valor do imposto.

LEIA TAMBÉM:
- Reforma trabalhista de Temer seguiu modelo espanhol revogado recentemente
- Governadores garantem início de vacinação infantil em 48h após receberem doses
- Educação: Enem será reaplicado nos dias 9 e 16 de janeiro

Calendário pagamento do IPVA 2022 em São Paulo