Pular para o conteúdo principal

INSS: Prova de vida para aposentados volta a ser obrigatória a partir desta terça (1º)

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A partir desta terça-feira (1º), a prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que moram no Brasil volta a ser obrigatória. O bloqueio começa pelos benefícios de competência do mês de maio – pagos no final de maio e início de junho.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

A prova de vida sempre foi obrigatória para todos os brasileiros que recebem benefícios do INSS. No entanto, por causa da pandemia da Covid-19, desde maio de 2020 o bloqueio dos benefícios por falta da prova de vida estava suspenso.

De acordo com o INSS, cerca de 160 mil beneficiários deveriam ter feito a prova de vida em fevereiro de 2020, mas ainda seguem com a pendência. "Esses beneficiários podem fazer o procedimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, evitando dessa forma o bloqueio de seus benefícios", explica o INSS.

Atenção! A comprovação de vida pelos aplicativos não está disponível para todos os beneficiários. Os segurados aptos a realizar o procedimento online, serão informados por SMS no celular (pelo número 280-41), por e-mail, ou pelo aplicativo Meu INSS.

O INSS não me liberou para realizar a prova de vida digital

A maioria dos beneficiários do INSS ainda não estão aptos a realizar o procedimento de forma digital. Para essas pessoas existem as seguintes opções:

1- Alguns bancos permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos em celulares ou tablets.

2- Caso a opção da biometria não esteja disponível, é preciso comparecer a uma agência bancária para realizar o procedimento diretamente com um funcionário da instituição bancária. Nesse caso é preciso levar um documento de identidade com foto e o cartão do benefício.

Leia também:
- Prepare o bolso: conta de luz ficará mais cara em junho
- A Fome, o Trabalho e os Protestos
- CPI da Covid: Dra. Nise Yamaguchi afirma que é consultora baseada em portaria publicada por Pazuello em janeiro

Cronograma de bloqueio para aposentados

Com o retorno da obrigatoriedade da prova de vida para os residentes no Brasil, o INSS irá iniciar o bloqueio dos benefícios em que não houve a realização do procedimento. O processo seguirá de forma escalonada, de acordo com o cronograma abaixo.

Competência de vencimento da comprovação de vidaCompetência da retomada da rotina
Março e abril de 2020Junho de 2021
Maio e junho de 2020Julho de 2021
Julho e agosto de 2020Agosto de 2021
Setembro e outubro de 2020Setembro de 2021
Novembro e dezembro de 2020Outubro de 2021
Janeiro e fevereiro de 2021Novembro de 2021
Março e abril de 2021Dezembro de 2021

Quem ainda têm dúvida sobre a realização da prova de vida ou dificuldade de locomoção pode buscar atendimento pela Central 135 e agendar a visita de um servidor do INSS. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.