Desde o dia 1º de junho a prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que moram no Brasil voltou a ser obrigatória. No entanto, a prova de vida pelo celular só está disponível para cerca de 18,3% dos beneficiários.
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Em meio à pandemia causada pela Covid-19, o Governo Federal obriga cerca de 29,4 milhões (81,7%) de aposentados e pensionistas a saírem de casa para comparecer a uma agência bancária e provarem que estão vivos.
De acordo com o INSS, os pouco mais de 6,5 milhões de beneficiários que estão habilitados para realizar a prova de vida pelo celular estão recebendo um aviso por mensagem SMS. Mas temos relatos de aposentados que não receberam a mensagem do INSS e mesmo assim conseguiram realizar a comprovação de vida de forma digital.
E aqui entramos em outra questão. Muitos aposentados e pensionistas que poderiam realizar a prova de vida pelo celular estão comparecendo às agências por não terem recebido a mensagem SMS do INSS. Um problema que poderia ser evitado se houvesse uma comunicação eficiente com os segurados.
A prova de vida sempre foi obrigatória para todos os brasileiros que recebem benefícios do INSS. Além disso, ela deve ser feita uma vez por ano ou então o benefício é bloqueado. Mas o atual cenário pandêmico exige soluções que não coloquem em risco a vida dos brasileiros.
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Beneficiários não conseguem cadastrar no aplicativo
Para realizar a prova de vida digital o beneficiário do INSS precisa baixar o aplicativo Meu INSS e se cadastrar. E é aqui que muitos encontram dificuldades, pois o cadastro envolve tirar fotos do próprio rosto em várias posições diferentes.
A equipe do Reconta Aí tentou realizar o cadastro no aplicativo e não obteve sucesso. Também recebemos informações de aposentados que não conseguiram realizar o cadastro.
A dificuldade está exatamente na parte onde o usuário precisar tirar fotos do rosto. O aplicativo vai indicando a posição que o beneficiário deve estar em frente ao celular para a foto ser capturada. No entanto, mesmo seguindo o passo a passo do aplicativo, as fotos não são capturadas.
Diante disso, fica o questionamento: os idosos que possuem dificuldade para usar celulares vão se cadastrar no aplicativo de que forma? Se uma pessoa que possui o domínio de tecnologias se depara com dificuldades ao manusear a ferramenta, imagina o nível de dificuldade para um idoso realizar esse procedimento.
Para essas pessoas só resta enfrentar a pandemia e se dirigir a uma agência bancária para provar que está vivo. Caso contrário, o benefício será bloqueado justo em um momento onde o Brasil amarga uma crise financeira e apresenta um cenário caótico.
INSS irá bloquear os benefícios de quem não realizar a prova de vida
Por causa da pandemia, desde maio de 2020 o bloqueio dos benefícios por falta da prova de vida estava suspenso. Mas com o retorno da obrigatoriedade para os residentes no Brasil, o INSS irá iniciar o bloqueio dos benefícios em que não houve a realização do procedimento.
O processo seguirá de forma escalonada, de acordo com o cronograma abaixo:
Competência de vencimento da comprovação de vida | Competência da retomada da rotina |
---|---|
Março e abril de 2020 | Junho de 2021 |
Maio e junho de 2020 | Julho de 2021 |
Julho e agosto de 2020 | Agosto de 2021 |
Setembro e outubro de 2020 | Setembro de 2021 |
Novembro e dezembro de 2020 | Outubro de 2021 |
Janeiro e fevereiro de 2021 | Novembro de 2021 |
Março e abril de 2021 | Dezembro de 2021 |
Quem ainda tem dúvida sobre a realização da prova de vida ou dificuldade de locomoção pode buscar atendimento pela Central 135 e agendar a visita de um servidor do INSS. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.