Pular para o conteúdo principal

Indústria recua 0,6% em outubro, diz IBGE

Imagem
Arquivo de Imagem
IBGE

A atividade industrial brasileira recuou 0,6% em outubro de 2021, em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cincos dos quinze locais pesquisados apresentaram retração - o que explica a queda na média nacional é o peso de cada localidade. As diminuições mais profundas ocorreram em Santa Catarina (-4,7%), Pará (-4,2%) e Minas Gerais (-3,9). São Paulo (-3,1%) e Espírito Santo (-1,0%) completam o grupo com resultados negativos. Já o Nordeste (5,1%), Mato Grosso (4,8%) e Ceará (4,1%) tiveram as altas mais significativas.

LEIA TAMBÉM:
- Pós Touro de Ouro: "vaca magra" é instalada em frente à Bolsa de Valores de São Paulo
- PIB: "Somos os principais impactados com a recessão técnica", diz economista do Cofecon

Em relação ao mesmo mês de 2020, outubro de 2021 apresentou queda ainda mais significativa: 7,8%. No acumulado entre janeiro e outubro, bem como nos últimos 12 meses, foi registrada alta de 5,7%.

No critério do acumulado nos últimos 12 meses, vale registrar que outubro de 2021, apesar da alta, registrou desaceleração do crescimento da atividade industrial. Neste critério, setembro registro 6,5% e agosto 7,2%. Dos 15 locais pesquisados, 11 registraram menor dinamismo que o registrado no mês anterior.