Cerca de 175 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco recebem nesta hoje (30) R$ 285 milhões de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de dezembro. O pagamento será feito na conta informada na declaração. A Receita Federal abriu consulta ao lote residual na quinta-feira (23) da semana passada.
O lote contempla tanto restituições da malha fina deste ano quanto de anos anteriores. Ao todo, 174.482 contribuintes deste ano foram contemplados. Desse total, 124.715 enviaram a declaração até 22 de novembro e quitaram as pendências com o Fisco. Há ainda 11.367 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério, 4.183 idosos acima de 80 anos e 3.351 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.
LEIA TAMBÉM:
- Fim de ano: Bancos não têm expediente nesta sexta, dia 31
- Portaria prorroga regras para concessão do BPC a pessoas com deficiência
Vale lembrar que a restituição fica disponível para saque durante um ano. Caso o valor não seja creditado na conta bancária informada pelo contribuinte, é possível entrar em contato com uma agência do Banco do Brasil para solicitar o dinheiro.
O procedimento também pode ser feito pela Central de Atendimento da Receita ligando para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
O cidadão que não estiver neste lote de restituição deverá consultar o extrato da declaração para verificar se existe alguma pendência. aso positivo, ele poderá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina. Neste caso, é só acessar a página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) (clicando aqui).