Pular para o conteúdo principal

Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição do mês de abril

Imagem
Arquivo de Imagem
imposto de renda

A Receita Federal disponibilizou nesta segunda-feira (25) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física do mês de abril de 2022, referente a exercícios anteriores. O crédito bancário para mais de 210 mil contribuintes será realizado no dia 29 de abril. O valor total a ser pago pela Receita Federal é R$ 180 milhões.

Desse total, R$ 72,3 milhões são para contribuintes que têm prioridade legal: 3,1 mil idosos acima de 80 anos; 25,1 mil pessoas com idade entre 60 e 79 anos; 2,2 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 9,2 mil pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Também foram contemplados 170,4 mil contribuintes não prioritários.

Para saber se a restituição está disponível, é preciso acessar a página da Receita na internet (clicando aqui). Em seguida, digite o seu CPF, selecione o ano referente a declaração de imposto de renda a ser consultado, informe a data de nascimento, digite os caracteres da imagem e clique em "Consultar".

Também é possível consultar a situação pelo aplicativo da Receita disponível para tablets e smartphones.

LEIA TAMBÉM:
Imposto de Renda 2022: Como declarar ganhos com ação judicial
Imposto de Renda 2022: Entenda o que é a declaração pré-preenchida
Imposto de Renda 2022: Documentos necessários para preencher a declaração

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração pesquisada. Caso o contribuinte identifique alguma pendência na declaração, é possível retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil. É só entrar em contato com o BB e reagendar o crédito. O processo pode ser feito pelo Portal BB (clicando aqui), ou ligando para a Central de Relacionamento nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

ATENÇÃO! Se o valor não for resgatado no prazo de 1 (um) ano, a solicitação de pagamento deve ser pelo Portal e-CAC. Ao entrar no sistema, acesse o menu "Declarações e Demonstrativos", "Meu Imposto de Renda" e clique em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".