Pular para o conteúdo principal

Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao 2º lote de restituição

Imagem
Arquivo de Imagem
restituição

Receita Federal disponibiliza nesta quinta-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2022. O crédito bancário para mais de 4,2 milhões de contribuintes será realizado no dia 30 de junho. O valor total a ser pago pela Receita Federal é R$ 6,3 bilhões.

Desse total, R$ 2,6 bilhões são para contribuintes que têm prioridade legal: 87,4 mil idosos acima de 80 anos; 675,4 mil pessoas com idade entre 60 e 79 anos; 48,9 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 661,8 mil pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Também serão contemplados 2,7 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até o dia 19 de março deste ano. 

Para saber se a restituição está disponível, é preciso acessar a página da Receita na internet (clicando aqui). Em seguida, digite o seu CPF, selecione o ano referente a declaração de imposto de renda a ser consultado, informe a data de nascimento, digite os caracteres da imagem e clique em "Consultar".

Também é possível consultar a situação pelo aplicativo da Receita disponível para tablets e smartphones.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração pesquisada. Caso o contribuinte identifique alguma pendência na declaração, é possível retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração.

LEIA TAMBÉM:
- Bolsonaro: Pelo terceiro ano seguido, Brasil cai no ranking de combate à corrupção
- Eleições 2022: Fundação do PT defende mecanismo para amortecer variação dos preços de combustíveis
- Especialistas repercutem prisão do ex-ministro Milton Ribeiro

Calendário de pagamento

O cronograma de pagamento da restituição do imposto de renda de 2022 começou dia 31 de maio. São cinco lotes pagos aos contribuintes que não apresentarem pendências nas declarações.

As datas são:

1º lote - pagamento dia 31 de maio
2º lote - pagamento dia 30 de junho
3º lote - pagamento dia 29 de julho
4º lote - pagamento dia 31 de agosto
5º lote - pagamento dia 30 de setembro

Vale lembrar que a restituição fica disponível para saque durante um ano. Caso o valor não seja creditado na conta bancária informada pelo contribuinte, é possível entrar em contato com uma agência do Banco do Brasil para solicitar o dinheiro.

O procedimento também pode ser feito pela Central de Atendimento da Receita ligando para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

ATENÇÃO! Se o valor não for resgatado no prazo de 1 (um) ano, a solicitação de pagamento deve ser pelo Portal e-CAC. Ao entrar no sistema, acesse o menu "Declarações e Demonstrativos", "Meu Imposto de Renda" e clique em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".