Pular para o conteúdo principal

Imposto de Renda 2022: Entenda o que é a declaração pré-preenchida

Imagem
Arquivo de Imagem
receita federal

A declaração de Imposto de Renda Pessoa Física de 2022 está com algumas novidades. Uma delas é o pré-preenchimento automático do documento. O recurso estará disponível para os contribuintes que possuem cadastro no site Gov.br nível prata ou ouro a partir do dia 15 de março.

Se você ainda não possui o cadastro no Gov.br, acesse aqui e veja o passo a passo. Com esse cadastro é possível ter acesso a vários serviços públicos pelo celular e de forma segura.

Com a declaração pré-preenchida, o contribuinte recebe pelo portal e-CAC as informações de rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais. Essas informações são obtidas pelo sistema de declarações repassadas por empresas, planos de saúde, instituições financeiras e companhias imobiliárias à Receita.

LEIA TAMBÉM:
- Gov BR: Veja como se cadastrar para ter acesso a vários serviços públicos pelo celular
- Imposto de Renda 2022: Contribuintes não conseguem baixar programa da Receita Federal para preencher a declaração
Valores a receber do Banco Central: Nascidos antes de 1968 já podem resgatar o dinheiro

ATENÇÃO! Antes de enviar a declaração, o contribuinte precisa conferir se todas as informações estão corretas. É preciso comparar os dados do pré-preenchimento com os dos informes de rendimentos e recibos recolhidos. Caso haja alguma divergência, é possível alterar os dados e incluir ou excluir informações necessárias.

Até 2021, a declaração pré-preenchida estava disponível apenas para quem possuía a certificação digital (espécie de assinatura eletrônica vendida no mercado). Agora, o centro virtual de atendimento da Receita Federal (e-CAC) elevou o nível de segurança para o sistemas ser acessado com o login Gov.br.