Pular para o conteúdo principal

Imposto de Renda 2022: Como declarar valores gastos com testes de Covid-19

Imagem
Arquivo de Imagem
imposto de renda

Em 2021, milhares de brasileiros precisaram realizar exames de diagnóstico de Covid-19. Os testes possuem preços elevados, podendo chegar a mais de R$ 400. No entanto, os exames realizados em laboratórios, hospitais e clínicas no ano passado poderão ser deduzidos na declaração do Imposto de Renda 2022.

Atenção! Os testes feitos em farmácias não são dedutíveis, mesmo se o contribuinte tiver a nota fiscal.

Para inserir o gasto na declaração de imposto de renda, o contribuinte deve abrir a ficha “Pagamentos efetuados”. Em seguida, escreva o código 21, referente às despesas com hospitais, clínicas e laboratórios no Brasil. Informe se o gasto foi realizado pelo titular da declaração ou dependentes.

Depois é só acrescentar o nome e CNPJ da instituição onde o teste de Covid-19 foi realizado, assim como o valor do exame. Vale ressaltar que cada exame de Covid-19 precisa ser declarado separadamente.

Caso você tenha recebido reembolso do plano de saúde, é preciso informar a quantia retornada pelo convênio na opção “não dedutível”.

LEIA TAMBÉM:
Como declarar as reformas feitas no imóvel?
Como declarar ganhos com ação judicial
Entenda o que é a declaração pré-preenchida
Quais são os investimentos isentos do pagamento de imposto de renda?

É fundamental o contribuinte saiba que as deduções com despesas médicas não possuem limite. Dessa forma, todo o valor gasto deve ser informado na declaração pois o cálculo será em cima do montante. Inclusive, o próprio programa da Receita irá mostra qual o modelo de declaração é mais vantajoso, se o simplificado ou o completo.