Pular para o conteúdo principal

Imposto de Renda 2021: Cometeu algum erro na hora de preencher a declaração? Saiba o que fazer

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

O prazo para entregar a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2021 encerrou na última segunda-feira (31). Mas quem enviou o documento à Receita Federal e sabe que cometeu algum erro na hora de preencher a declaração, saiba que é possível realizar a correção.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

A correção das informações erradas é feita através de uma declaração retificadora. O contribuinte tem o prazo de cinco anos para retificar uma declaração e não paga nenhuma multa por isso.

Para realizar o procedimento, basta acessar o mesmo programa que foi usado para enviar a declaração de imposto de renda à Receita Federal. Ele está disponível para celular ou tablet (Android - baixe aqui, IOS - baixe aqui) e também para computador (Windows - baixe aqui, Linux - baixe aqui, MacOS - baixe aqui, e Multiplataforma - baixe aqui.

Leia também:
- Luana Araújo na CPI da Covid: defesa da cloroquina é “delirante, anacrônica e esdrúxula”
- INSS: Prova de vida para aposentados volta a ser obrigatória a partir desta terça (1º)

Passo a passo para retificar a declaração de imposto de renda

1- Ao acessar o programa, procure a opção “Declaração”, do lado esquerdo da tela, e clique em “Retificar”. Em seguida, escolha a declaração que será corrigida.

2- Selecione a declaração “Original” para abrir uma cópia da declaração que foi enviada à Receita Federal. Caso essa declaração já tenha sido corrigida anteriormente, será preciso selecionar a última “Retificadora”.

3- Em seguida, altere todas as informações necessárias. Também é possível inserir novas informações que ficaram sem ser declaradas anteriormente.

4- Por fim, verifique se todas as informações estão corretas e clique em “Entregar declaração”.