Pular para o conteúdo principal

IBGE: PIB cresce 1% no 1º trimestre

Imagem
Arquivo de Imagem
Economia_0

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,0% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado. O PIB, que é a soma dos bens e serviços produzidos no Brasil, chegou a R$ 2,249 trilhões em valores correntes.

Com esse resultado, o PIB está 1,6% acima do patamar do quatro trimestre de 2019, período pré-pandemia, e 1,7% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, registrado no primeiro trimestre de 2014.

Os dados foram divulgados divulgado hoje (2) pelo IBGE.

O crescimento da economia foi puxado pela alta nos serviços (1,0%), que representam 70% do PIB do país. Dentro dos serviços, houve crescimento de 2,1% em Transporte, armazenagem e correio.

Por outro lado, a agropecuária recuou 0,9% no primeiro trimestre.

Na Indústria, houve estabilidade (0,1%). O maior avanço nas atividades industriais veio de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (6,6%) e a única queda foi das Indústrias Extrativas (-3,4%).

O consumo das famílias cresceu 0,7% no primeiro trimestre, enquanto o do governo ficou estável (0,1%).

Já os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) caíram 3,5%. Segundo o IBGE, a queda foi impactada pela diminuição na produção e importação de bens de capital.

No primeiro trimestre, a taxa de investimento foi de 18,7% do PIB, ficando abaixo da registrada no mesmo período do ano passado (19,7%).