Reconta Aí Atualiza Aí IBGE: Número de desempregados chega a 14,1 milhões no trimestre encerrado em outubro

IBGE: Número de desempregados chega a 14,1 milhões no trimestre encerrado em outubro

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

O número de pessoas desempregadas atingiu a marca de 14,1 milhões no trimestre encerrado em outubro, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta terça-feira (29) pelo IBGE.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

Houve um aumento de 7,1% em relação ao trimestre terminado em julho, o que representa 931 mil pessoas a mais à procura de emprego no País. Com isso, a taxa de desemprego ficou em 14,3%, um crescimento de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior.

Além do aumento no número de pessoas à procura de emprego, houve alta de 2,8% na população ocupada, que chegou a 84,3 milhões de pessoas.

“Esse cenário pode estar relacionado a uma recomposição, ao retorno das pessoas que estavam em afastamento. Nesse trimestre percebemos uma redução da população fora da força de trabalho e isso pode ter refletido no aumento de pessoas sendo absorvidas pelo mercado de trabalho e também no crescimento da procura por trabalho”, explica a analista da pesquisa Adriana Beringuy.

Apesar do aumento no número de pessoas ocupadas frente ao trimestre anterior, ainda há queda na ocupação e aumento na população fora da força quando a comparação é feita com o mesmo período de 2019.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial