Pular para o conteúdo principal

IBGE cancela processo seletivo do Censo 2022. Candidatos serão reembolsados

Imagem
Arquivo de Imagem
censo 2022 cancelado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta segunda-feira (18) o cancelamento do processo seletivo para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor. O concurso estava suspenso desde abril deste ano.

Em nota, o IBGE justifica que o contrato com o Cebraspe - banca organizadora do processo seletivo do Censo Demográfico 2022 - não foi prorrogado, tendo terminado hoje (18.10.2021).

O IBGE também informou que está organizando a devolução dessas inscrições e que fará um comunicado assim que estiver equacionado - o que será 'em breve'.

Veja a nota do IBGE sobre o cancelamento do Censo 2022

"O IBGE informa que o contrato com o Cebraspe como empresa organizadora do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, que termina hoje (18.10.2021), não será prorrogado.

Desse modo, o PSS para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que estava suspenso, passará à condição de cancelado.

Conforme previsto no edital, em casos como esse, de cancelamento, o IBGE publicará nos seus canais oficiais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas.

O Instituto já está adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo 2022."

Entenda o caso

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística suspendeu em abril deste ano, as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários que iriam trabalhar no Censo 2021. De acordo com o instituto, as provas seriam realizadas nas datas programadas no edital – 18 e 25 de abril. A seleção previa a abertura de 204 mil vagas.

Na ocasião, o IBGE informou que a decisão de suspender as provas foi tomada devido ao corte de 96% dos recursos previstos no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico, previsto para este ano.

No comunicado, o Instituto ressaltava que o processo seletivo não havia sido cancelado e que avaliaria com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas "a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”.