A 32ª Semana Rosiana terá palestras, apresentações musicais, podcasts e eventos baseados em obras de Guimarães Rosa.
O “Bem e o Mal na Obra de Guimarães Rosa” é o tema da 32ª Semana Rosiana, que acontece anualmente no Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo, Minas Gerais. Localizado na casa em que o escritor, médico e diplomata nasceu, o museu conserva a arquitetura original e reúne documentos, matrizes de xilogravura, objetos pessoais e a máquina de escrever do “feiticeiro das palavras”.
Guimarães Rosa é conhecido no Brasil e no mundo por sua obra-prima Grande Sertão: Veredas. Contudo, tem vasta literatura que expressa sua maior e mais genial característica: tratar de sentimentos universais em paisagens brasileiras. Foi apelidado de feiticeiro das palavras pela criação de neologismos, palavras novas, para expressar o que ainda não havia no vocabulário.
A Semana Rosiana – que foi criada em 1989 – neste ano será virtual e ocorrerá entre 27 de julho e 1º de agosto. Será promovida conjuntamente entre o museu e a Academia Cordisburguense de Letras, com o apoio do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A maior parte das oficinas será livre, porém em três delas será preciso realizar inscrição prévia. São elas: a Live de Abertura da 32ª Semana Rosiana (27/07), o Sarau Poético da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa (28/07) e a Roda de Leitura do IEB/ USP (29/07). A inscrição para a abertura já pode ser feita clicando aqui. Para as outras, é necessário acompanhar a programação disponível nas redes sociais do museu, que você pode acessar clicando aqui.
“O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando.”
(Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas)
Confira a programação