Pular para o conteúdo principal

Governadores se reúnem hoje (3) para debater preços de combustíveis

Imagem
Arquivo de Imagem
combustíveis

O Fórum Nacional dos Governadores realizará sua primeira reunião de 2022 nesta quinta-feira (3). O encontro terá formato híbrido, tendo como ponto de referência o Palácio do Buriti, no Distrito Federal.

A principal questão a ser debatida pelos governadores dos estados é a contínua alta dos combustíveis. Outros pontos devem ser o reajuste do piso nacional do magistério e uma avaliação do cenário da pandemia.

Em relação aos combustíveis, o principal ponto da reunião é como fazer avançar a proposta defendida pelos governadores: a constituição de um fundo de equalização que amortize a variação do preço internacional do barril de petróleo.

"A solução definitiva é o fundo de equalização. O Brasil é produtor de petróleo, mas não faz a produção de óleo diesel na quantidade necessária. Estamos comprando de outros países. Por isso ficamos dependentes do preço internacional", diz Wellington Dias (PT-PI), coordenador do Fórum.

LEIA TAMBÉM:
- PEC dos Combustíveis: Zerar impostos não fará cócegas no preço final, diz economista Sérgio Mendonça
- Governadores apoiam prorrogação do congelamento do ICMS para combustíveis

O governador do Piauí ressalta que há capacidade ociosa no refino de petróleo: "Ampliar refinarias tem que ser uma prioridade".

Do ponto de vista político, os governadores querem uma reunião com a Petrobras e com a direção do Ministério da Economia para apresentar sua principal reivindicação.