Pular para o conteúdo principal

Gov BR: Veja como se cadastrar para ter acesso a vários serviços públicos pelo celular

Imagem
Arquivo de Imagem
Gov BR

Ter uma conta no Gov BR é uma maneira segura de ter acesso a vários serviços públicos digitais que estão integrados à plataforma gov.br, como INSS, CNH Digital, CPF e vários outros. Os serviços podem ser acessados pelo computador, notebook, tablet ou celular.

Ao se cadastrar no Gov BR, o cidadão terá apenas um login e senha para acessar os serviços públicos. Ou seja, aposentados e pensionistas irão acessar o Meu INSS utilizando o cadastro do Gov BR. O mesmo vale para quem quer ter a carteira de motorista digital no celular ou então o documento digital do carro.

Além disso, o cadastro no Gov BR é feito em várias etapas, inclusive com reconhecimento facial, garantindo maior segurança aos dados do cidadão.

LEIA TAMBÉM:
- CNH Social: Veja em quais estados é possível tirar a carteira de motorista sem pagar nada
- Baixa renda: Lei que cria vale-gás é sancionada
- BEm: Veja como fica o 13º salário do empregado que aderiu ao Benefício Emergencial

Como se cadastrar no Gov BR

1- Ao acessar o site gov.br (clicando aqui), é preciso digitar o CPF e depois clicar em Continuar. Na próxima tela, assinale a opção "Li e estou de acordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade", depois marque a opção "Não sou um robô" e clique em Continuar.

2- Em seguida, o site vai mostrar como será feito o cadastro usando um QR Code que é gerado no computador. Para isso, será necessário ter o aplicativo Gov BR instalado no celular, disponível para Android (baixe aqui) e IOS (baixe aqui). Assim, clique em Gerar QR code e pegue o seu celular.

3- No aplicativo Gov BR do celular, selecione a opção "Ler QR code" que vai aparecer na primeira tela. O aplicativo vai abrir automaticamente a câmera do celular. Aponte a câmera para o QR Code que aparece no computador para o aplicativo realizar e leitura.

4- Em seguida, será preciso fazer o reconhecimento facial. Essa é uma forma de deixar os seus dados ainda mais seguro, provando que você é realmente a pessoa que está realizando o cadastro.

5- Siga o passo a passo indicado pelo aplicativo para tirar as fotos do seu rosto, todas no formato selfie. Com o fim do reconhecimento facial, clique em OK e retorne para o computador.

6- Ao retornar para o computador, seu CPF e nome completo vão aparecer na tela. Confira se está tudo correto e clique em Continuar. Em seguida, o site irá enviar um código de autenticação. Escolha a forma como quer receber esse código, podendo ser por telefone celular ou por e-mail. Selecione a opção desejada e clique em Continuar.

7- Depois é só digitar o código recebido e clicar em Continuar.

8- Por fim, cadastre uma senha que seja segura. Ela deve conter letra maiúscula, letra minúscula, número e símbolo. Confirme a senha escolhida e clique em Continuar. Está pronto o cadastro.