Pular para o conteúdo principal

Golpe no WhatsApp: Mensagem promete emprego fácil com salário de até R$ 5 mil

Imagem
Arquivo de Imagem
Whatsapp

O golpe do emprego já é um velho conhecido no WhatsApp. Mas é fácil acreditar em falsas promessas quando se vive em um País com 11,9 milhões de pessoas desempregadas e que estão desesperadas para colocar comida na mesa.

Diante dessa realidade, golpistas aproveitam para oferecer empregos com altos salários e curta jornada. A mensagem é enviada pelo WhatsApp, junto com um link em que o cidadão precisa clicar para ter acesso a vaga de trabalho. A mensagem ainda diz que os candidatos precisam ter PIX. CUIDADO! Não clique em nada!

As mensagens são enviadas de diversos celulares, inclusive de números internacionais. A equipe do Reconta Aí recebeu uma dessas mensagens esta semana e o número do telefone era da Indonésia (como mostra a figura abaixo).

Pela redes sociais é possível ver relatos de vários brasileiros que receberam o mesmo golpe. Inclusive, criminosos dizem trabalhar na Amazon.

LEIA TAMBÉM:
- Cuidado com o golpe da Nota Fiscal Eletrônica que circula por e-mail
Atenção! Golpistas estão roubando o dinheiro do FGTS dos trabalhadores
Cuidado com o golpe do "mandado de intimação" que circula por e-mail

https://twitter.com/joyceoujosikk/status/1521493318567399425

Como não cair nesses golpes

Esse tipo de golpe onde o hacker usa um link de um site falso é conhecido como técnica Phising. Os assuntos usados como isca são variados e um velho conhecido das pessoas é o comprovante de transferência enviado por e-mail.

Para o advogado Rafael Faben, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais, é fundamental que as pessoas tomem algumas precauções para evitar ao máximo cair em golpes virtuais.

O primeiro passo é desconfiar e não clicar em qualquer link. “Antes de clicar, pesquise no Google se aquela informação é realmente verdadeira ou não”, explica Faben.

Atenção! Sempre desconfie de promessas fáceis.