Reconta Aí Atualiza Aí Furar fila da vacinação é “inaceitável”, critica ex-presidente da Anvisa

Furar fila da vacinação é “inaceitável”, critica ex-presidente da Anvisa

Primeiro presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o médico sanitarista e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Gonzalo Vecina, criticou a possibilidade de que clínicas particulares ofereçam vacinação contra a Covid-19 em paralelo ao calendário oficial.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

O sanitarista afirmou à CNN que há doses suficientes da CoronaVac e da vacina de Oxford, mas, infelizmente, a produção e aplicação será distribuída ao longo do ano.

Mencionando uma “inexplicável ausência de governo”, Vecina criticou o fato de que “o Ministério da Saúde não se mobilizou para achar outras alternativas. O que está garantido foi graças ao Butantan e à FioCruz”.

Quanto à vacinação em clínicas particulares, o médico afirmou não haver argumento razoável para que “pessoas sejam vacinadas antes porque têm dinheiro”.

“Quem deve fornecer é quem tem a vacina e quem tem que garantir que ela chegue ao povo é o estado brasileiro. Se a iniciativa privada quer ajudar o estado, deve fazer isso como subcontratado do Estado,” disse.

“Você não pode querer entregar a vacina para uma fábrica para imunizar seus trabalhadores de forma diferente da população em geral, isso é imoral no meio de uma pandemia. É um risco inaceitável para a população ter uma fila de vacinação antecipada para quem tem dinheiro”, complementou.

Por se tratar de uma situação envolvendo a possibilidade de morte de pessoas, Vecina defendeu que, mesmo o Brasil sendo uma economia capitalista, deve prevalecer a coordenação estatal para a vacinação.

“A epidemia é uma situação excepcional. Acho inaceitável, mesmo que sejamos uma economia liberal”, sintetizou.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial