Pesquisa aponta que em cada dez consumidores que foram vítimas de fraudes financeiras, sete já deixaram de comprar em algum site por desconfiar da sua reputação
A internet tem proporcionado uma forma cômoda de fazer compras online por conta da facilidade e o rápido acesso à informação.
No entanto, casos de fraudes no comércio eletrônico são uma realidade e as principais estão relacionadas a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços.
Uma pesquisa da feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) revela que as fraudes financeiras têm levado os consumidores que foram vítimas a repensar seu comportamento na internet e a adotar medidas de segurança. Foram entrevistadas 917 pessoas em todas as capitais do País

A pesquisa mostra que em cada dez consumidores que foram vítimas de fraudes, sete (71%) já deixaram de comprar em algum site por desconfiar da sua idoneidade.
O estudo aponta ainda que somente 28% desses consumidores confiam nos sistemas de proteção contra fraudes das empresas e 62% acreditam que os fraudadores estão sempre um passo à frente das medidas de segurança.
De acordo com o estudo, 69% dos entrevistados acreditam que as instituições financeiras são os principais responsáveis em desenvolver medidas para se evitar fraudes.
Já 61% julgam que os próprios consumidores são responsáveis, o mesmo percentual de 61% acreditam que a responsabilidade é de comerciantes e lojistas.
Como evitar fraudes – O Serasa disponibilizou em sua página uma série de dicas para evitar fraudes nas compras online. O órgão também sugere consultar o Serasa Antifraude, um serviço disponível na internet e que possibilita monitorar o CPF e evitar golpes.