Pular para o conteúdo principal

Fora Bolsonaro: Superpedido de impeachment é protocolado na Câmara

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Partidos de oposição, movimentos sindicais e entidades da sociedade civil apresentaram nesta quarta-feira (30) na Câmara dos Deputados um "superpedido" de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

Ao todo já foram apresentadas 122 peças defendendo o impedimento de Bolsonaro. O pedido de hoje envolve o maior número de representantes de várias esferas da sociedade. Caberá ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidir se aceita ou não o pedido, e ao Plenário da Casa a decisão sobre a abertura ou não do processo.

O documento entregue hoje lista mais de 20 tipos penais. Entre eles estão a acusação de cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira; de cometer crime contra a segurança nacional, ao endossar manifestações para o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal; além de agravar a pandemia com práticas negacionistas, entre outros.

Assinam o documento o PT, PDT, PSB, PCdoB, PSOL além da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE), Central dos Movimentos Populares (CMP), ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia), Coalizão Negra por Direitos, Ambientalistas, Movimento Brasil Livre (MBL), Advogado Mauro Menezes, ex-presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República; ex-aliados de Bolsonaro, como deputados Alexandre Frota (PSDB-SP) e Joice Hasselmann (PSL-SP).