Reconta Aí Atualiza Aí Fique ligado! Pagamento por WhatsApp pode ser liberado no segundo semestre

Fique ligado! Pagamento por WhatsApp pode ser liberado no segundo semestre

pagamento whatsapp

O WhatsApp está em negociação com o Banco Central para obter autorização para funcionar como “Prestador de Serviço de Iniciação de Pagamento (Pisp)”. Caso receba o aval, o aplicativo poderá oferecer envio e recebimento de dinheiro. Há a possibilidade do mecanismo de intermediação para realização de pagamento pelo app ser lançado em agosto deste ano.

A empresa de mensagens instantâneas, que pertence ao Facebook, declarou ao InfoMoney que “está conversando regularmente com o Banco Central para ter a aprovação como iniciador de pagamentos para transferências entre pessoas. Também tem trabalhado para restaurar os pagamentos no WhatsApp para todos no Brasil o mais rápido possível”.

O aplicativo chegou a lançar o WhatsApp Pay em 2020, em parceria com a Cielo, e viabilizando operações com cartões do Banco do Brasil, Nubank e da Sicredi das bandeiras Visa e Mastercard. O BC suspendeu a operação, entretanto.

O Brasil foi escolhido para ser o País pioneiro na nova funcionalidade do aplicativo de mensagens.

A ideia agora é que o WhatsApp obtenha a permissão para operar como Pisp, espécie de intermediador entre comprador e vendedor. Primeiro, operacionalizando transferências entre pessoas físicas e, posteriormente, entre pessoas físicas e empresas.

A expectativa da Cielo é que a permissão seja obtida ainda no primeiro semestre. O lançamento, entretanto, deve fazer parte da terceira fase do chamado Open Banking, série de mecanismos que vem sendo implementados pelo BC baseados no compartilhamento voluntário de informações do cliente com diversas instituições financeiras. O objetivo declarado do Banco Central é estimular a concorrência.

Leia também:
PIX já está em operação; veja como usar

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial