Pular para o conteúdo principal

Mostra internacional de filmes sobre deficiência em cartaz no CCBB

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Assim Vivemos é o nome do Festival internacional de filmes sobre deficiência. Obras sobre autismo e síndrome de down estarão na mostra.

Deficiência em pauta no festival assim vivemos.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) terá em suas unidades o Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência. O primeiro evento já começa hoje (23) ficará até 4 de novembro no CCBB do Rio de Janeiro. Os próximos ocorrerão nas unidades de Brasília (12 a 24 de novembro) e São Paulo (27 de novembro a 9 de dezembro). O festival terá entrada gratuita em todas as localidades.

As obras selecionadas mostram o cotidiano e os desafios de pessoas com deficiências diversas ao redor do mundo. Superação e empoderamento dão a tônica dos filmes, que retratam o cotidiano de grande parte da população mundial que é, por muitas vezes, invisível aos olhos da maioria.

São mais de 38 filmes de vários países representando a forma como cada cultura lida com o tema. Alemanha, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Canadá, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Índia, Irã, Israel, Itália, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suécia estarão representados.

O Festival Assim Vivemos é o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência. Seja ela visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braile) ou auditiva (legendas Closed Caption nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). Já a acessibilidade aos deficientes físicos fica garantida pelas unidades do Centro Cultural Banco do Brasil, cuja arquitetura garante o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, assim como a cadeirantes.