Pular para o conteúdo principal

FIES: Prazo para renovação de contratos é prorrogado até 31 de dezembro

Imagem
Arquivo de Imagem
fies

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamentos concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Até dia 31 de dezembro podem ser renovados os contratos simplificados e não simplificados, do 1º e 2º semestres de 2021. O processo é todo online, feito através do SisFies.

De acordo com a legislação, os contratos do Fies devem ser renovados a cada seis meses. O pedido de aditamento deve ser feito pela instituição de ensino e, em seguida, o estudante deve validar as informações inseridas pela faculdade no SisFies.

Para o aditamento simplificado, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema. Já no aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador por exemplo, o estudante precisa levar a documentação ao banco para finalizar a renovação.

LEIA TAMBÉM:
- Percentual de famílias endividadas supera 74% em outubro
- Ataque ao aplicativo do iFood traz preocupações em relação às eleições em 2022, diz especialista em tecnologia

O Fies foi criado em 1999 para facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior em instituições privadas. Estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa podem financiar os estudo sem a incidência de juros. No entanto, o percentual máximo do valor a ser financiado é definido de acordo com a renda familiar.