A Caixa libera neste sábado (31) o saque em dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os brasileiros nascidos em setembro e outubro. O valor já havia sido creditado na conta Poupança Social Digital da Caixa nos dias 31 de agosto e 8 de setembro, respectivamente.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin.
O Banco Público estipulou dois calendários diferentes para o trabalhador receber o seu FGTS emergencial. O primeiro deles é para o crédito do dinheiro na conta Poupança Social Digital da Caixa. Já o segundo é para realizar transferências do dinheiro para outros bancos ou, até mesmo, sacar em caixas eletrônicos ou lotéricas.
De acordo com a Caixa, o pagamento para todos os brasileiros está sendo feito exclusivamente pela conta Poupança Digital Social, mesmo se o trabalhador já tiver conta corrente ou poupança na Caixa. Quem ainda não tem essa conta, o Banco Público está abrindo automaticamente em nome do cidadão.
Entretanto, a movimentação dessa poupança social é feita somente pelo aplicativo Caixa Tem. Com o dinheiro em conta, é possível pagar boletos e fazer compras online usando o cartão de débito virtual.
Além disso, o trabalhador pode realizar pagamentos diretamente nos caixas de estabelecimentos como supermercados, farmácias e padarias. Para isso, o aplicativo Caixa Tem fará a leitura do QR Code que irá aparecer na maquininha de cartão do estabelecimento, debitando na conta o valor da compra.
Leia também:
– Tributar super-ricos: Serão R$ 300 bilhões a mais na arrecadação de impostos
– Inclusão bancária deve ser acompanhada de outras medidas
– Baixa renda: Como se inscrever no Cadastro Único
Calendário de pagamento do FGTS
O pagamento do saque emergencial FGTS encerrou em 21 de setembro, mas o saque em dinheiro ainda continua. O calendário foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador.
Cada trabalhador tem direito de receber até R$ 1.045. No entanto, o valor leva em consideração a soma dos saldos de todas as contas que o cidadão tem no Fundo.
Mas vale lembrar que se não houver movimentação na conta até o dia 30 de novembro de 2020, o valor será devolvido à conta do FGTS, sem nenhum prejuízo ao trabalhador.
