Pular para o conteúdo principal

Famílias têm dificuldades em terminar o mês com contas quitadas

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Levantamento CNDL / SPC Brasil revela que 48% dos brasileiros não pagaram as contas e ficaram com o “nome sujo” em algum momento nos últimos 12 meses

ContasImagem: Divulgação

O Brasil passa por um período de forte desemprego. Quase 12 milhões de pessoas não possuem um trabalho formal. Além disso, das 644 mil vagas com carteira assinada criadas no País em 2019, 85,7 mil delas foram vagas intermitentes. Os números foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) na última sexta-feira (24).

Diante desse cenário de dificuldade econômica do País, fica cada vez mais difícil para as famílias manterem os gastos mensais dentro do orçamento. Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 48% dos brasileiros ficaram com o “nome sujo” em algum momento nos últimos 12 meses.

De acordo com a pesquisa, 78% dos brasileiros conseguem terminar o mês com todas as contas quitadas. Enquanto isso, 33% acabam terminando o mês com nada no orçamento.

Educação financeira para todos

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, o problema da pobreza no Brasil é que “Ricos capitalizam. Pobres consomem tudo”. Porém, sabemos que a questão “é mais embaixo”. Como pensar em investir, quando o que se ganha mal dá para passar o mês?

Para Nath Rodrigues, youtuber que ajuda pessoas de baixa renda a controlarem suas finanças, é preciso sempre estudar formas de controlar o dinheiro. “Educação financeira é um hábito que deve ser cumprido, assim como você paga sua contas. Busque sempre educadores que façam parte da sua realidade para não rolar frustrações”, alerta.

Em seus canais do TwitterFacebook e Youtube, ela propõe investimentos cujos valores de aporte são baixos, com rendimento melhor do que os tradicionais.