Reconta Aí Explica Aí Auxílio-doença: Saiba como solicitar o benefício sem sair de casa

Auxílio-doença: Saiba como solicitar o benefício sem sair de casa

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No Meu INSS é possível solicitar o auxílio-doença enviando o atestado médico. Trabalhador receberá uma antecipação no valor de R$ 1.045.

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O atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogado até o dia 10 de julho. Com isso, os trabalhadores que precisam dar entrada no auxílio-doença devem fazer a solicitação de forma online.

Pelo site (clicando aqui) ou aplicativo do Meu INSS é possível solicitar o benefício de forma online. Entretanto, é preciso anexar um atestado médico para comprovar a incapacidade de exercer as funções de trabalho naquele momento.

De acordo com o INSS, são aceitos atestados médicos com assinatura do médico, carimbo de identificação, registro do Conselho de Classe, detalhamento da doença e prazo estimado de repouso especificados. O documento é analisado por um médico perito, sem a necessidade da perícia médica presencial.

O trabalhador que tiver o pedido do auxílio-doença aprovado, receberá um adiantamento de R$ 1.045. A antecipação será paga pelo período de três meses, incluindo as possíveis prorrogações.

O trabalhador que tem direito ao valor maior que um salário mínimo, receberá as orientações de como proceder para solicitar a diferença após o reabertura das agências do INSS.

Para ter direito ao auxílio-doença, o cidadão precisa ter contribuído para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses. No entanto, se o afastamento for decorrente de acidente de trabalho, não há carência para receber o benefício.

Leia também:
Como prorrogar o auxílio-doença durante a pandemia do coronavírus

Passo a passo para solicitar o auxílio-doença pelo site

Passo 1: Acesse o Meu INSS (clicando aqui). Role a página para visualizar os Serviços sem senha. Em seguida, clique em Agendamento/Solicitações.

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Passo 2: Na próxima tela, informe seu nome, CPF e data de nascimento. Depois marque Não sou um robô e clique em Continuar sem login.

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Passo 3: No canto inferior, à direita da tela, clique em Novo Requerimento. Em seguida, localize Benefício por incapacidade e depois clique em Auxílio-doença com documento médico. Logo depois, aperte o botão Avançar.

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Passo 4: A tela seguinte terá algumas informações sobre prazos do auxílio-emergencial. Leia com atenção e clique em Avançar.

Passo 5: Em seguida, vai aparecer um formulário com todas as suas informações. Preencha o que estiver faltando e corrija o que estiver errado.

Passo 6: Depois, role a página até o final para anexar os documentos solicitados. Ao clicar em Documento de identificação, você irá anexar uma foto do seu RG ou Carteira de motorista (ou outro documento de identificação com foto).

Passo 7: Depois clique em Atestado médico para anexar uma imagem legível do seu atestado. Depois é só clicar em Avançar.

Passo 8: Informe seu CEP no campo indicado e clique em Consultar. Então selecione a agência de sua preferência e clique em Avançar.

Passo 9: Verifique se todos os dados da sua solicitação estão corretos, marque a opção Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar. Em seguida, clique em Gerar comprovante para arquivar em seu celular. Agora é só aguardar a resposta do seu pedido.