Pular para o conteúdo principal

Escassez de sedativos: Prefeitos pedem providências ao Governo Federal

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) pediu ao Governo Federal que tome providências ante à possibilidade de crise nos estoques de oxigênio e sedativos utilizados para intubação de pacientes com problemas respiratórios.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

A entidade, que congrega municípios com mais de 80 mil habitantes, enviou ofício ao Ministério da Saúde e à Presidência nesta quinta-feira (18).

Segundo o documento, “a demanda por atendimento hospitalar aponta para um cenário potencialmente ainda mais trágico já nos próximos dias: a falta de oxigênio e de medicamentos para sedação de paciente intubados. Já há registros, de Norte a Sul do País, de escassez e iminente falta desses insumos imprescindíveis”.

Os prefeitos defendem que a “União poderá reforçar a aquisição dos medicamentos e também tem prerrogativa de determinar redirecionamento de insumos e produtos”.

No começo de março, quando a FNP lançou a ideia de um Consórcio para a aquisição de vacinas, o presidente da entidade foi questionado pelo Reconta Aí sobre a situação dos sedativos. Jonas Donizette afirmou que o consórcio também poderia adquirir medicamentos.

Já havia o temor de que sedativos necessários para a intubação estivessem com seus estoques reduzidos, o que havia ocorrido no pior momento da pandemia em 2020: “Parece que essa situação está se repetindo agora”.