Na última quarta-feira (2) começou a circular na internet fotos e vídeos dos brasileiros golpistas fazendo gesto de saudação ao nazismo enquanto cantavam o hino nacional do Brasil. As imagens são identificadas como sendo de apoiadores de Bolsonaro em Santa Catarina.
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, publicou em seu Twitter um comunicado condenando o uso de símbolos nazistas e fascistas por supostos manifestantes que são de extrema-direita. Thoms alerta que apologia ao nazismo é crime.
"Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil. Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele", completa o embaixador.
A Embaixada de Israel no Brasil também emitiu um comunicado sobre as saudações nazistas em Santa Catarina. Os representantes de Israel no Brasil rejeitam qualquer forma de referências nazistas.
"Estamos preocupados com esse fenômeno aqui e contamos com as autoridades competentes para que tomem as providências necessárias para acabar com esse tipo de atos ultrajantes", finaliza o comunicado oficial da Embaixada.
LEIA TAMBÉM:
- Filhos de Bolsonaro apóiam golpistas que fecham rodovias e pedem intervenção militar
- Equipe de transição quer Orçamento aprovado com auxílio de R$ 600 e aumento real do mínimo