Pular para o conteúdo principal

Em artigo, Erika Kokay denuncia a mentira como método do governo Bolsonaro

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Em artigo para o Congresso em Foco, a deputada Erika Kokay (PT/DF) afirma que "mentira e o ódio tornaram-se métodos políticos" no governo Bolsonaro.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

De acordo com a deputada federal Erika Kokay, a forma como Bolsonaro governa, baseada na mentira e no ódio, fez uma nova "vítima": a Caixa Econômica Federal.

Faça parte do nosso canal Telegram.
Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin

Em um artigo publicado no Congresso em Foco no dia 23 de maio, a deputada disseca as mentiras envolvendo o Banco Público. O foco foi a fala de recente de Bolsonaro junto ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, no dia 13 de maio sobre o lucro da instituição financeira.

Conforme dito por Bolsonaro no evento em Manaus, a "Caixa lucrou mais em seus dois anos e meio de governo do que na soma dos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso".

Com estudo da Fenae, Erika Kokay desmonta mentira do governo

Contudo, Kokay desmonta esse argumento utilizando um estudo elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) a pedido da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). De acordo com o levantamento, apesar dos prejuízos do Banco Público sob o governo FHC, desde 2003 a Caixa vem registrando lucros.

Enquanto sob Bolsonaro, os lucros auferidos foram devidos às vendas de ativos; ao passo que nos governos petistas de Lula e Dilma, os lucros foram oriundos da bancarização de mais brasileiros e, por consequência, do aumento da atividade bancária. "Além de ser um lucro circunstancial, é menor que o verificado nos governos do presidente Lula, quando corrigidos pela inflação", acrescenta a parlamentar.

No mesmo sentido, a deputada conclui seu artigo indagando: "O que eles têm para apresentar além do fatiamento da Caixa? Nada!"

Leia mais sobre o governo Bolsonaro no Reconta Aí.