Pular para o conteúdo principal

Em ano eleitoral, governo anuncia programa de crédito para pessoas de baixa renda

Imagem
Arquivo de Imagem
Caixa

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (17) um programa de crédito voltado para pessoas de baixa renda. A expectativa é de que 30 milhões de pessoas possam se beneficiar.

A medida anunciada irá operar com recursos da Caixa Econômica Federal e mira beneficiários do Auxílio Brasil - programa que extinguiu o Bolsa Família e que Jair Bolsonaro (PL) vislumbra como marca na área social para a disputa de 2022.

Leia também:
- Com Bolsonaro, diesel subiu mais de 34% em um ano
- Prévia do PIB: Indicador do BC aponta retração de 0,99% em janeiro

De acordo com o anúncio, os empréstimos serão consignados. A ação foi batizada como  Programa Renda e Oportunidade. A intensão é colocar a medida em execução a partir de abril, incluindo até mesmo pessoas negativadas.

Também nesta quinta-feira, o governo confirmou a antecipação do 13º para aposentados e pensionistas, com objetivo de injetar imediatamente na economia brasileira cerca de R$ 55 bilhões, além da possibilidade de mais um saque extraordinário do FGTS.

Com o conjunto de ações, o Executivo federal espera colocar cerca de R$ 150 bilhões em circulação para animar a economia brasileira.

Durante o evento de lançamento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, aproveitou para reivindicar o avanço da chamada Carteira Verde Amarela como forma de avançar a retomada da atividade econômica - criticada por muitos economistas e pelo movimento sindical como ineficaz e facilitadora da precarização do trabalho.