Pular para o conteúdo principal

Eleições: Maio de 2022 é o prazo final para regularizar título de eleitor

Imagem
Arquivo de Imagem
eleições

O Brasil elege presidente, governadores, senadores e deputados em 2022. Para poder votar, o eleitor ou eleitora deve estar em situação regular com a Justiça Eleitoral até o mês de maio do ano que vem. O prazo também vale para quem precisa ou quer mudar o local de votação.

O chamado cadastro eleitoral - a lista completa de quem está apto para votar - será fechado em 4 de maio de 2022. Esta é uma determinação da lei que rege as eleições, que põe o prazo de 150 dias antes do primeiro turno como data final para fechar esta listagem. O prazo também vale para quem vai tirar a primeira via do documento e votar pela primeira vez.

Quem não votou nas últimas eleições e não justificou, para poder votar em 2022 deve pagar uma multa até esta data. Quem precisa modificar ou atualizar o domicílio eleitoral também tem o mesmo prazo e deve prestar atenção se não se enquadra na situação anterior, de ter dívidas com a Justiça Eleitoral.

Para quem deseja trocar de domicílio eleitoral, é necessário ter, entre outros documentos, comprovante de residência em novo local por no mínimo três meses e acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral correspondente à nova habitação. Para aqueles que mudaram de país e desejam votar no exterior, é necessário procurar as representações diplomáticas brasileiras.

O primeiro turno das eleições de 2022 ocorre em 2 de outubro. Caso haja segundo turno para as eleições para o Executivo - para presidente e governadores -, este ocorrerá no dia 30 de outubro.