Pular para o conteúdo principal

Eleições, guerra, Copa, pandemia: 2022 foi um ano intenso

Imagem
Arquivo de Imagem
Pacífico

O ano de 2022 está terminando e o brasileiro não teve sequer "um segundo de paz", como se brinca nas redes sociais. Porém, não foi somente no Brasil que vivemos fortes emoções: o mundo compartilhou uma pandemia, uma quase pandemia, os efeitos de uma guerra, uma copa do mundo de futebol e se comoveu - ou criticou - a morte da mais longeva monarca dos nossos tempos, a Rainha Elizabeth II.

Segundo levantamento do Google Trends - ferramenta da big tech que mostra as pesquisas feitas no buscador mais acessado do mundo - cinco dos 10 principais acontecimentos pesquisados no Brasil ocorreram em solo nacional, quatro no estrangeiro e um no céu.

Leia também:
- Os Primeiros Desafios
- Congresso derruba mais vetos à LDO de 2023 feitos por Bolsonaro

1. Eleições 2022

O acontecimento que alcançou maior relevância no Brasil foi a eleição. Para alguns, a mais polarizada dos últimos anos; para outros, a salvação da democracia brasileira. O fato é que notícias de Lula - o vencedor - e Bolsonaro mobilizaram as redes.

2. Copa do Mundo

Mesmo com a seleção brasileira tendo abreviado a participação do Brasil no torneio internacional de futebol, os brasileiros pesquisaram, e muito, sobre a Copa.

3. Guerra

A guerra entre Rússia e Ucrânia começou em meados de fevereiro deste ano. Desde então, a preocupação dos brasileiros com o conflito tem variado, e sobe principalmente por causa dos impactos na guerra sobre o dólar e o euro e também no preço dos alimentos.

4. Chuva em Petrópolis

Um dos principais destastres ambientais do ano, a grande chuva em Petrópolis vitimou fatalmente 238 pessoas, além de ter destruído grande parte da cidade. A coincidência entre uma chuva de imensas proporções e o desmatamento da vegetação nativa da região oasionaram uma grande tragédia.

5. Morte de Elizabeth II

Um dos mais longevos reinados teve fim este ano. A rainha Elizabeth II faleceu de velhice, aos 96 anos em um de seus castelos na Escócia, segundo atestado de óbito liberado para a imprensa. Seguido a sua morte, houve uma enorme comoção mundial ao mesmo tempo em que se reaqueceram os debates sobre o imperialismo inglês.

6. Varíola dos Macacos

Enquanto o mundo começava a sentir os efeitos das vacinas contra a covid-19, com a diminuição das mortes provocadas pela doença, um novo vírus colocou em alerta a humanidade: a varíola dos macacos. A doença começou a ser disseminada em uma festa ocorrida na Europa e atingu diversos países - entre eles o Brasil, mas com potencial de contaminação e número de mortes menor.

7. Protesto dos Caminhoneiros

Empresários do ramo de logística e caminhoneiros independentes cruzaram os braços e obstruíram estradas durante alguns momentos em 2022. Porém, o mais pesquisado foi o que ocorreu no início de novembro deste ano.

O motivo da paralisação foi o resultado das eleições presidenciais, que teve como vencedor o candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Os caminhoneiros trancaram rodovias, impediram cirurgias, tratamentos médicos, fizeram com que alimentos perecíveis se perdessem, entre outras situações que causaram imensos prejuízos. As polícias não atuaram e a situação beirou ao caos em alguns estados.

8. Greve de ônibus em São Paulo

A dificuldade de acordo entre empresas e motoristas de ônibus na maior cidade do País, São Paulo, ocasionou enorme pico de buscas no google. A greve, deflagrada por reivindicações não atendidas da categoria, fez com que a prefeitura liberasse do rodízio municipal de veículos os carros particulares durante um período.

9. Pronunciamento de Bolsonaro

Brasileiros e brasileiras ficaram extremamente apreensivos ao final do processo eleitoral. A grande dúvida era se o então presidente, Jair Bolsonaro (PL), reconheceria a derrota para Lula. Por mais de uma semana, aguardou-se um pronunciamento de Bolsonaro reconhecendo a derrota; porém, ele não veio. Algo inédito desde o final da ditadura civil-militar.

10. Eclipse Lunar

Não é de se espantar que frente a uma situação difícil no Brasil e no mundo, os olhos tenham se virado para os céus em maio de 2022. Seja pelo fenômeno astronômico, seja pelas crenças a ele vinculadas, a verdade é que entre 15 e 21 de maio milhões e brasileiros acorreram à internet para saber mais sobre um eclipse.