Pular para o conteúdo principal

Eleições Funcef: Chapa 1 - A Funcef é dos Participantes vence com 55,79% dos votos válidos

Imagem
Arquivo de Imagem
Eleições Funcef

A Chapa 1 – A Funcef é dos Participantes foi eleita ontem (24) em primeiro turno para as vagas nos Conselhos Deliberativo e Fiscal e as respectivas suplências. A chapa conquistou 19.719 (55,79%) dos 35.344 votos válidos.

Com o mote a Funcef é dos participantes, a Chapa 1 defende a Funcef mais representativa, por um futuro sólido, com mais transparência e governança, com reversão do déficit e, primordialmente, por uma Funcef dos participantes. 

A Chapa 2 – Funcef com Futuro teve 12.308 (34,82%) e a Chapa 3 – Terceira Via somou outros 3.317 votos (9,38%).

A chapa vencedora contou com o apoio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

Sergio Takemoto, presidente da casa, comemorou a vitória: “Formada por empregados ativos e assistidos, com vasta experiência e conhecedores de Fundo de Pensão e Planos de Previdência, a Chapa 1 representa os anseios dos participantes aposentados e ativos e o caminho para a construção de uma sociedade mais justa e democrática”.

Confira os eleitos:

Conselho Deliberativo
Nilson Alexandre de Moura Junior (titular)
Aposentado CAIXA após 28 anos de banco. Diretor sociocultural da FENAE. Presidiu a FENAG e a AGECEF/SP. Integrou a Contraf-CUT e a Fetec/SP

Maria de Jesus Demétrio Gaia (suplente)
Empregada Caixa há 31 anos, diretora da Fetec/CN, delegada da Cooperforte/DF e suplente do Conselho Deliberativo do Instituto Cooperforte

Conselho Fiscal

Heitor Menegale (titular)
Aposentado Caixa, vice-presidente da FENAG/Sudeste, membro do GT FENAG/FUNCEF e diretor da APCEF/RJ. Presidiu e dirigiu a AGECEF/RIO

Valter San Martin Ribeiro (suplente)
Aposentado da Caixa há 6 anos e diretor da APCEF/SP, SEEB/SP e ANAPAR/SP

Atribuições dos conselheiros deliberativos e fiscais

Conselho Deliberativo

O CD é o órgão máximo da estrutura organizacional da Funcef. Cabe a ele a definição da política geral da administração da Fundação e dos planos de benefícios. Os eleitos para a vaga e suplência do CD terão estas atribuições e outras, como as de revisão do Estatuto e a alteração dos Regulamentos dos Planos de Benefícios, quando necessárias.

Conselho Fiscal

É o órgão fiscalizador responsável por examinar os atos dos administradores e o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários.

São atribuições dos conselheiros fiscais, entre outras, examinar os balancetes mensais, emitir parecer sobre o relatório anual de atividades da Funcef e as demonstrações atuariais e contábeis do exercício, examinar os atos e as operações praticadas pelos órgãos administrativos da Fundação, apontar eventuais irregularidades, sugerindo medidas saneadoras, bem como fiscalizar o cumprimento da legislação, das normas em vigor e do Estatuto da Funcef.