Pular para o conteúdo principal

Eleições 2022: Votar branco ou nulo favorece o candidato que está ganhando?

Imagem
Arquivo de Imagem
Moro

Ano eleitoral é sempre a mesma coisa. Se fala muito sobre o voto branco ou nulo favorecer o candidato que está melhor nas pesquisas. E até mesmo que os votos nulos podem anular uma eleição. Esses discursos acabam confundido o eleitor e atrapalhando na hora de votar.

ATENÇÃO! Os votos nulos e brancos não são considerados votos válidos. Ou seja, eles não interferem no resultado de uma eleição por serem excluídos da contagem.

Os votos válidos são aqueles destinados corretamente a um candidato ou partido. Assim, quando finalizada a votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exclui todos os votos nulos e brancos e inicia a contagem para eleger os candidatos vitoriosos.

LEIA TAMBÉM:
- Receita Federal: Autorizado concurso público com 699 vagas
- INSS: autorizado concurso para técnico de seguro social

Mas qual a diferença entre voto branco e nulo?

O voto em branco ocorre quando o eleitor pressiona o botão “branco” que está na urna eletrônica e depois aperta "confirma". Esse voto não beneficia nenhum candidato ou partido.

Já o voto nulo se manifesta quando o eleitor digita uma sequência de números que não corresponde a nenhum partido ou candidato, e depois aperta o botão "confirma". Nesse caso, o voto também não beneficia candidatos ou partidos.

Votar branco ou nulo é se abster do direito de contribuir com um futuro para o seu País. Faça valer o seu poder de escolha!