Pular para o conteúdo principal

Eleições 2022: Quantos deputados cada estado vai eleger?

Imagem
Arquivo de Imagem
eleições

Nas eleições nacionais, o número de deputados federais eleitos é sempre o mesmo: 513. Esse número é determinado por uma Lei Complementar (LC) à Constituição.

As bancadas estaduais são definidas de acordo com o tamanho da população de cada estado e do Distrito Federal. A proporcionalidade em relação ao número de eleitores de cada unidade federativa, entretanto, não é absoluta.

A própria Constituição estabelece que cada unidade da Federação terá um número mínimo de deputados e um número máximo. O menos populoso dos estados deve ter oito deputados. O mais populoso, setenta. Isso significa, na prática, que um deputado de São Paulo representa mais votos que um deputado, por exemplo, do Acre.

LEIA TAMBÉM:
- Eleições 2022: Quantos senadores vão se eleger?
- Eleições 2022: Entenda o que são federações partidárias

A Lei Complementar nº 78 de 1993 estabelece, além do tamanho total de 513 cadeiras, que dados do IBGE devem ser levados em conta para estabelecer o tamanho de cada bancada estadual. No caso, no ano anterior às eleições, uma atualização feita pela Justiça Federal deveria ocorrer.

O Supremo Tribunal Federal (STF), entretanto, já entendeu que essa atualização deve ser feita pelo próprio Congresso. Na prática, o número de cadeiras para cada unidade federativa é o mesmo desde 1993.

Confira abaixo o tamanho de cada bancada estadual.

Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins: 8

Alagoas: 9
Espírito Santo e Piauí: 10
Paraíba: 12
Santa Catarina: 16
Goiás e Pará: 17
Maranhão: 18
Ceará: 22
Pernambuco: 25
Paraná: 30
Rio Grande do Sul: 31
Bahia: 39
Rio de Janeiro: 36
Minas Gerais: 53
São Paulo: 70