Pular para o conteúdo principal

Eleições 2022: Prazo para regularizar, transferir o local de votação e emitir o 1º título de eleitor termina hoje (4)

Imagem
Arquivo de Imagem
Moro

Termina nesta quarta-feira (4) o prazo para os brasileiros regularizarem as pendências do título de eleitor e transferir o local de votação. Também é o último dia para os jovens de 16, 17 e 18 anos, bem como os que possuem 15 anos e vão completar 16 antes do dia da eleição, solicitarem o 1º título. Os procedimentos podem ser feitos sem sair de casa.

Somente os cidadãos com o título de eleitor regularizado poderão participar das Eleições de 2022. Não perca essa oportunidade. Essa é a chance da sua voz ser ouvida. É por meio do voto que o Brasil irá voltar para o caminho certo, elegendo quem realmente quer trabalhar para fazer a diferença na vida do seu povo.

Quitação de multas

O primeiro passo para saber se possui alguma pendência com a Justiça Eleitoral é acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (clicando aqui) e fazer uma consulta. No fim da página, preencha os campos com o nome completo, CPF, data de nascimento, nomes da mãe e do pai e clique em "Consultar".

Em seguida irá aparecer a informação se o título de eleitor está regular, irregular ou cancelado. Para quem está com a situação irregular por dever alguma multa decorrente de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais, o sistema irá gerar automaticamente um boleto para pagamento. A Guia de Recolhimento da União (GRU) deve ser paga somente no Banco do Brasil.

No entanto, também é possível pagar via PIX ou cartão de crédito. Basta seguir as orientações que irão aparecer na mesma tela que gera o boleto de pagamento. Quem optar em pagar via Pix irá receber um QR Code, com validade de 24 horas, ou um código numérico que deverá ser inserido no aplicativo do banco para concluir a transação. Já o pagamento por cartão de crédito será intermediado pelos aplicativos PicPay e Mercado Pago.

Após efetuar o pagamento, a quitação da multa será processada automaticamente. É necessário aguardar a identificação do pagamento pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral onde for inscrito o eleitor. A partir daí a situação ficará regular quanto ao débito pago.

Passo a passo para regularizar, transferir o local de votação e emitir o 1º título de eleitor

Caso a irregularidade do título de eleitor seja referente ao cadastro, é necessário solicitar as alterações pelo Sistema TítuloNet. A transferência do local de votação e a emissão do 1º título de eleitor também são feitos pelo Sistema TítuloNet.

1- Acesse o Sistema TítuloNet (clicando aqui). Informe o estado em que você mora e clique em "Próximo".

2- Leia com atenção as informações e separe os documentos obrigatórios que serão necessários para anexar no seu pedido. Tire foto de cada um deles e já deixe disponível no seu computador (ou no celular) para quando for solicitado. Em seguida, clique em "Próximo".

3- No campo "Título de eleitor", selecione a opção "Não tenho", "Tenho, e sei o número" ou "Tenho, e não sei o número". Em seguida, preencha as informações como nome completo, data de nascimento e nome dos pais. Depois é só clicar em "Próximo".

4- Na tela seguinte, preencha o restante das informações. Depois, será necessário anexar as imagens dos documentos obrigatórios. Foto segurando o documento de identificação, imagem frente e verso do RG e comprovante de endereço são obrigatórios para todos.

Selecione o arquivo de cada um dos documentos solicitados para fazer o upload. Em seguida é só clicar em "Próximo".

5- Preencha as informações sobre o seu endereço, que devem ser as mesmas do comprovante de residência anexado na tela anterior.

6- De acordo com o seu novo endereço, o site irá fornecer as opções mais próximas para você escolher como local de votação. Selecione a que mais te interessa e clique em "Próximo".

Na tela seguinte, todas as informações do seu requerimento estarão disponíveis para conferência. Veja se está tudo digitado corretamente e depois conclua o processo. Pronto, seu pedido foi realizado.

LEIA TAMBÉM:
- Atenção, jovens! Até o Luke Skywalker está pedindo para vocês tirarem o título de eleitor
- Eleições 2022: Como transferir o local de votação do título de eleitor?
- Eleições 2022: Prazo para regularizar o título de eleitor termina quarta-feira (4)

Acompanhamento da solicitação

É possível acompanhar a tramitação do pedido pela internet. Basta acessar aqui e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento. Caso não tenha o número de protocolo, é possível acompanhar o pedido informando o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe.