Pular para o conteúdo principal

Eleições 2022: Prazo para pedido para voto em trânsito termina essa semana

Imagem
Arquivo de Imagem
A três meses das eleições Bolsonaro quer elevar auxílios pagos à caminoheiros

A semana iniciada neste domingo (14) tem duas datas importantes para ao calendário eleitoral: o fim do prazo para pedir voto em trânsito e o início oficial das campanhas.

Leia Mais

- Eleições 2022: Confira o calendário geral até o dia da votação

- Eleições 2022: eleitores já podem solicitar voto em trânsito

O voto em trânsito é como uma transferência de domicílio eleitoral, mas temporária. A solicitação pode ser feita até a próxima quinta-feira (18). Assim, o cidadão poderá indicar o local, fora de seu domicílio eleitoral, onde pretende votar. 

O voto em trânsito ocorre quando o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral e indica outra cidade para votar, mas somente em capitais ou municípios com mais de 100 mil eleitores

O pedido de transferência temporária para votar em trânsito deve ser feito, presencialmente, em qualquer cartório eleitoral do país. É necessário apresentação de documento oficial com foto. Pode ser solicitada essa modalidade de votação para o primeiro turno, o segundo, ou para ambos.

Já as campanhas eleitorais - em que se pode divulgar os números dos candidatos e pedir votos explicitamente - começa na terça-feira (16). A propaganda gratuita em rádio e televisão se inicia apenas no próximo dia 16.