Pular para o conteúdo principal

Eleições 2022: Nova pesquisa reforça tendência de alta de Lula

Imagem
Arquivo de Imagem
lula2

A nova pesquisa FSB/BTG divulgada nesta segunda-feira (30) reforçou a tendência de alta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tal como a divulgada pela semana passada pelo DataFolha.

Metodologicamente, os resultados não são imediatamente comparáveis com o levantamento da FSB de abril, já que os cenários apresentados aos entrevistados se modificou, especialmente com a saída de João Doria (PSDB) da disputa.

Na mais recente pesquisa da FSB, Lula tem 46% das intenções de voto. Ele é seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 32%.

Distante dos dois primeiros colocados, em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT) com 9%.

Brancos e nulos são 2%. Aqueles que não votariam em nenhum candidato chegaram a 5%.

Simone Tebet (MDB), nova aposta da chamada terceira via, teve 2% e André Janones (Avante) apareceu com 1 ponto percentual. Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Vera Lucia (PSTU), José Maria Eymael (DC) e Felipe D'Avila (Novo) foram citados mas não chegaram a 1%.

Por conta da margem de erro de dois pontos para baixo ou para cima, todos os candidatos citados no último pelotão - de Tebet a D'Avila - estão tecnicamente empatados. Não souberam responder 1% dos candidatos.

Primeiro Turno

Levando-se em conta apenas votos válidos - ou seja, se excluindo brancos e nulos - caso a eleição fosse hoje, Lula teria entre 48% e 52% de acordo com a FSB.

Este cenário aponta para a possibilidade de vitória do petista em primeiro turno. Para que isso ocorra, é necessário ultrapassar 50% dos votos válidos.