Pular para o conteúdo principal

Eleições 2022: Lula mantém mesmo percentual em novo Datafolha

Imagem
Arquivo de Imagem
A três meses das eleições Bolsonaro quer elevar auxílios pagos à caminoheiros

O ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) manteve sua vantagem de forma estável sobre Jair Bolsonaro (PL), de acordo com os dados do instituto Datafolha divulgados pela Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (28).

Na pesquisa estimulada, em que nomes de pré-candidatos são mostrados aos entrevistados, a diferença entre os dois primeiros é de 18 pontos percentuais. Lula tem 47% das intenções de voto e Bolsonaro tem 29%. A variação ocorre dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, indicando estabilidade no cenário.

Trata-se da primeira pesquisa após a aprovação da PEC do Desespero e da diminuição do preço da gasolina. Pelos dados, as duas medidas ainda não surtiram efeito relevante nas intenções de voto.

Na espontânea, Lula aparece com 38% e Bolsonaro 26%. Nesta modalidade, o petista aumentou um ponto percentual e o atual presidente caiu um. As duas oscilações estão dentro da margem de erro.

No levantamento passado, Lula tinha 47% na estimulada, exatamente o mesmo patamar da mais nova pesquisa - e Bolsonaro 28% - uma diferença de 19 pontos percentuais.

Em seguida, abrindo o batalhão dos nomes sem dois dígitos, aparece Ciro Gomes (PDT) com 8%. André Janones (Avante) marcou 1%, mesmo percentual de Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU). Simone Tebet (MDB) - a nova esperança da chamada terceira via - apareceu com 2%.

Brancos e nulos têm 6% e não souberam responder 3%.

Esta edição do DataFolha entrevistou 2.566 pessoas, de forma presencial, nos dias 27 e 28 de julho, abarcando 183 cidades brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de pontos percentuais para mais ou para menos.