Pular para o conteúdo principal

Eleições 2022: Justiça Eleitoral recebe mais de 10 mil denúncias de irregularidades em menos de um mês

Imagem
Arquivo de Imagem
Eleições2022-3

O aplicativo Pardal já recebeu mais de 10,8 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular desde o dia 16 de agosto. Pela ferramenta, o brasileiro pode informar irregularidades como compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.

A apuração das denúncias recebidas por meio do aplicativo Pardal é feita Ministério Público Eleitoral. A região Sudeste lidera na quantidade de irregularidades registradas na ferramenta, com 3,5 mil denúncias, seguido pelo Nordeste (3.159), Sul (2.056), Centro-Oeste (1.275) e Norte (790).

Os eleitores de Pernambuco foram os que mais informaram irregularidades eleitorais, com 1.511 registros até agora. Em seguida estão São Paulo (1.311), Minas Gerais (1.195) e Rio Grande do Sul (1.086).

Em relação aos cargos em disputa nestas eleições, a maior parte das denúncias envolve campanhas de deputado estadual (3.683), seguidas das de deputado federal (3.476), presidente (1.485) e governador (738).

LEIA TAMBÉM:
- Bolsonaro quase zera investimento em moradias para pessoas de baixa renda
- Eleições 2022: Lula lidera com 46%, mostra Ipec
- Petrobras reduz preço de venda do gás de cozinha para as distribuidoras

Como fazer denúncia das eleições pelo aplicativo

aplicativo Pardal está disponível tanto para IOS (baixe aqui), quanto para Android (baixe aqui).

Passo 1: Ao acessar o aplicativo, clique no botão “Fazer uma denúncia” para enviar uma denúncia. Depois selecione "Propaganda eleitoral irregular" e clique em "Prosseguir".

Passo 2: Selecione o estado, o município, o bairro e escreva o endereço de onde ocorreu o incidente que será denunciado. Depois clique em "Próxima etapa".

Passo 3: Em seguida, escolha o objeto da denúncia e informe o partido. No caso de denúncia de servidores que estão fazendo campanha em horário de trabalho, selecione qual o partido que está sendo beneficiado com a campanha do servidor. Clique em "Próxima etapa".

Passo 4: Na próxima tela, descreva a denúncia com detalhes. Depois, coloque em anexo as evidências, podendo ser fotos, vídeos e até áudios. Em seguida, clique em "Próxima etapa".

Passo 5: Informe o seu CEP e depois complete o seu endereço. Por fim, clique em "Enviar denúncia".