Pular para o conteúdo principal

Eleições 2022: Fakebook.eco lança vídeo para combater 'Top 10' mentiras sobre meio ambiente

Imagem
Arquivo de Imagem
fake news

A data de hoje (16) marca o início oficial das campanhas eleitorais no Brasil. E muitas vezes, marca também um vale-tudo na tentativa de ganhar o voto dos eleitores. Para enfrentar as mentiras, fake news e desinformações sobre o Meio Ambiente, o Fakebook.eco lançou uma série em vídeo para atacar o 'top 10' mentiras ambientais na eleição.

Nele, mentiras como “muita terra para pouco índio”, “os dados do Inpe não são confiáveis” e “os países ricos já desmataram tudo e querem impedir o nosso progresso” serão desmentidas com informações apuradas por especialistas e números checados e confiáveis.

Conforme aponta a plataforma Fakebook.eco, "O objetivo é dar a qualquer pessoa argumentos rápidos para rebater aquele tio do WhatsApp". Todas as informações contidas nos vídeos estão disponíveis para verificação por meio de links com as referências usadas na checagem.

No primeiro episódio, narrado pela ex-VJ da MTV Marina Person, o Fakebook.eco derruba a mentira de que o Brasil é o país que mais preserva florestas no mundo. Na verdade, apontam os especialistas, o país é responsável pela derrubada de 40% de florestas tropicais primárias que ocorre no mundo todo, como mostra o vídeo disponível no canal de YouTube do Observatório do Clima.

Os vídeos são uma produção da Imaginária, com direção de Fred Rahal Mauro e Gisela Moreau e arte de Marina Quintanilha.

Leia também:
- Eleições 2022: Moraes assume presidência do TSE nesta terça-feira (16)
- Eleições 2022: Lula lidera disputa com 12 pontos de vantagem, mostra pesquisa Ipec