Pular para o conteúdo principal

Eleições 2022: Como se cadastrar no aplicativo e-Título

Imagem
Arquivo de Imagem
eleições 2022

O aplicativo e-Título é uma versão digital do título eleitoral. Para quem tem a biometria cadastrada, ele poderá ser usado como o único documento oficial nas eleições de 2022. Isso porque em sua última atualização, o aplicativo passou a mostrar as fotos dos cidadãos.

No entanto, quem não realizou o cadastro biométrico, na hora de votar deverá apresentar - junto com o título de eleitor digital - um documento de identificação com foto.

Além de informações como nome, número do título, zona, seção, cidade de votação e a foto do eleitor, o aplicativo traz outras funcionalidades. Por ele é possível consultar a situação eleitoral, bem como acessar as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também é possível usar o e-Título para encontrar locais para justificar a ausência no dia da eleição e até se cadastrar como mesário voluntário.

LEIA TAMBÉM:
- Eleições 2022: Veja como tirar o primeiro título de eleitor pela internet
- Maio de 2022 é o prazo final para regularizar título de eleitor

Passo a passo para ter o aplicativo no seu celular e usar nas eleições

1- Baixe o aplicativo, disponível para IOS (clicando aqui) e Android (clicando aqui). Ao abrir o e-Título, passe pela apresentação de leia os termos de uso. Clique em “Concordo” para continuar.

Eleições

2- Preencha os campos com o seu nome e data de nascimento. Em seguida, escolha o tipo de documento, que pode ser CPF ou o número do título de eleitor. Informe o nome da sua mãe e do seu pai e clique em “Entrar no e-Título”.

3- Caso seja o seu primeiro acesso ao aplicativo, a próxima tela será para criar uma senha numérica contendo seis dígitos. Digite a mesma senha duas vezes e confirme.

4- Em seguida, o cidadão deverá responder algumas perguntas pessoais, como, por exemplo, cidade onde nasceu e profissão. Somente quem responder todas as perguntas corretamente poderá acessar o aplicativo.

5- Se você tiver uma senha cadastrada mas não lembra dela, clique em “esqueci minha senha” e siga o passo a passo.

6- Se o seu celular possui a opção de cadastrar biometria para proteger os aplicativos, faça o procedimento com o e-Título. É só clicar em “Ativar” e pronto. É sempre bom proteger ao máximo os dados pessoais.

7- Está pronto o seu cadastro. Na tela principal irão aparecer as mesmas informações do seu título de eleitor. Além disso, terá um QR Code para leitura das autoridades que vão validar as informações que contam no seu perfil.

Para quem já possui biometria cadastrada, a foto do cidadão irá aparecer exatamente no campo onde está a imagem de uma digital (foto abaixo).

Eleições