Pular para o conteúdo principal

Eleições 2020: O 2º turno vem aí

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

O 2º turno acontecerá no dia 29 de novembro em cidades com mais de 200 mil eleitores.

Se a sua cidade possui mais de 200 mil eleitores e nenhum dos candidatos atingiu maioria absoluta para o cargo de prefeito na eleição deste domigo (15), então haverá segundo turno. A maioria absoluta é quando um cadidato tem 50% mais um dos votos válidos. Votos brancos e nulos não entram na conta.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin.

Esse é o caso de 57 cidades do País. Porém, há duas cidades no estado do Rio de Janeiro que estão aguardando uma resposta judicial para saber se irão às urnas novamente no dia 29 de novembro. Se a Justiça Eleitoral aprovar o 2º turno nestas cidades, serão 59 com novas eleições.

Como o 2º turno funciona?

Ele funciona como uma nova eleição entre os dois candidatos ou candidatas mais votados de cada um dos municípios. Assim, ambos terão o mesmo tempo de propaganda eleitoral gratuita nas rádios e TVs de 20 a 27 de novembro. Nesse período, também poderão fazer campanhas nas ruas e nas redes, além de participar de debates para promover suas ideias.

O novo pleito acontecerá no dia 29 de novembro e, assim como no 1º turno, o voto é obrigatório para todos os eleitores. Quem não puder comparecer, deverá justificar a ausência da votação.

Leia também
Se não votar, saiba como justificar sem sair de casa

Quem não justificou o 1º turno, pode votar no 2º?

De acordo com a Justiça Eleitoral, quem não votou no 1º turno pode sim votar no 2º. Isso acontece porque são consideradas eleições diferentes. Assim, mesmo os eleitores e eleitoras que ainda não justificaram a ausência da votação do 1º turno poderão votar no dia 29.