Pular para o conteúdo principal

Eleições 2020: Maioria de votos brancos e nulos não cancela a eleição

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Ao contrário do que muitos brasileiros imaginam, as eleições não são suspensas se mais da metade dos eleitores votar em branco ou anularem o seu voto. Isso porque apenas os votos válidos são considerados na hora da apuração final.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos esses votos nulos e brancos serão descartados. Assim, quem ganha a eleição é o candidato com o maior número de votos válidos, que são os nominais e os de legenda.

No entanto, existe uma possibilidade da eleição ser cancelada. Isso é possível quando a maior parte dos votos fica nula em razão de uma irregularidade ou cassação da chapa do vitorioso.

Ou seja, se o candidato que teve a maioria dos votos for retirado da disputa eleitoral, então será marcada uma nova data para que os cidadãos possam votar novamente.

Leia também:
– E-Título dispensa o uso do título e do documento com foto no dia da votação
– Eleições 2020: Saiba como justificar o seu voto sem sair de casa

Qual é a diferença entre voto em branco e voto nulo nas eleições?

O voto no Brasil é obrigatório, mas o eleitor é livre para escolher o seu candidato ou não escolher candidato algum. Assim, o cidadão é obrigado a comparecer ao local de votação ou a justificar sua ausência, mas pode votar como quiser.

O voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”.

Já o voto nulo é aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o seu voto. Para isso, o cidadão precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.

Atenção! Você pode votar branco ou nulo, mas saiba que o seu voto será desconsiderado da apuração nas eleições.