Pular para o conteúdo principal

Eleições 2020 e biometria: Aplicativo e-Título dispensa o uso do título e do documento com foto no dia da votação

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo e-Título é uma versão digital do título eleitoral. Com a nova atualização para as eleições deste ano, o aplicativo apresenta a foto do eleitor em seu perfil. Dessa forma, será permitido ao cidadão apresentar apenas o seu perfil no aplicativo para pode votar.

Siga a página do Reconta Aí no Instagram.
Siga a página do Reconta Aí no Facebook.
Adicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informações.
Siga a página do Reconta Aí no Linkedin.

A iniciativa vai facilitar a vida de milhares de brasileiros, pois com o aplicativo em mãos não será necessário levar documento de identificação com foto ou título de eleitor.

De acordo com o TSE, essa funcionalidade está disponível apenas para os brasileiros que realizaram o cadastramento biométrico. Quem não realizou esse cadastro, deverá apresentar um documento de identificação com foto para poder votar.

Atenção! O ideal é que os eleitores baixem o aplicativo com antecedência e vá se familiarizando com ele até o dia das eleições municipais. O primeiro turno será no dia 15 de novembro. Já os locais em que houver segundo turno, a data para votação será dia 29 de novembro.

Leia também:
Entenda como vai funcionar o dia da votação
Como fiscalizar e denunciar irregularidades nas campanhas do seu município
Saiba o que os candidatos podem ou não fazer nas propagandas eleitorais

Usando o aplicativo e-Título nas eleições

Além de informações como nome, número do título e zona, seção, cidade de votação e a foto do eleitor, o aplicativo traz outras funcionalidades. Por ele é possível consultar a situação eleitoral, bem como acessar as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.

De acordo com o TSE, também é possível usar o e-Título para encontrar locais para justificar a ausência no dia da eleição e, este ano, permite que os eleitores se cadastrem como mesários voluntários.

Passo a passo para ter o aplicativo no seu celular

1- Baixe o aplicativo, disponível para IOS (clicando aqui) e Android (clicando aqui). Ao abrir o e-Título, passe pela apresentação de leia os termos de uso. Clique em “Concordo” para continuar.

Eleições

2- Preencha os campos com o seu nome e data de nascimento. Em seguida, escolha o tipo de documento, que pode ser CPF ou o número do título de eleitor. Informe o nome da sua mãe e do seu pai e clique em “Entrar no e-Título”.

3- Caso seja o seu primeiro acesso ao aplicativo, a próxima tela será para criar uma senha numérica contendo seis dígitos. Digite a mesma senha duas vezes e confirme.

4- Em seguida, o cidadão deverá responder algumas perguntas pessoais, como, por exemplo, cidade onde nasceu e profissão. Somente quem responder todas as perguntas corretamente poderá acessar o aplicativo.

5- Se você tiver uma senha cadastrada mas não lembra dela, clique em “esqueci minha senha” e siga o passo a passo.

6- Se o seu celular possui a opção de cadastrar biometria para proteger os aplicativos, faça o procedimento com o e-Título. É só clicar em “Ativar” e pronto. É sempre bom proteger ao máximo os dados pessoais.

7- Está pronto o seu cadastro. Na tela principal irão aparecer as mesmas informações do seu título de eleitor. Além disso, terá um QR Code para leitura das autoridades que vão validar as informações que contam no seu perfil.

Para quem já possui biometria cadastrada, a foto do cidadão irá aparecer exatamente no campo onde está a imagem de uma digital (como na imagem abaixo).

Eleições