Nem só de Friends vive o homem! Uma dimensão tão importante da vida em sociedade quanto a Economia não poderia ser relegada pela sétima arte. Elencamos aqui filmes mostram o lado mais humano dessa ciência vista com desconfiança com muitos.
1. Eu, Daniel Blake

Tanto se falou em Reforma da Previdência no Brasil nos últimos anos que esse filme tornou-se fundamental. Apesar de ser sobre a situação de um cardíaco no Reino Unido, é bem fácil traçar um paralelo com o Brasil.
2. O Longo Amanhecer – uma biografia de Celso Furtado

Um economista genial que vem da periferia do mundo capitalista, essa é a história real do economista brasileiro Celso Furtado. Estudou o Brasil e a periferia capitalista como poucos e seu mais genial raciocínio foi olhar as condições históricas de estruturação do Brasil sob o olhar da teoria keynesiana. Além de ser um intelectual considerado demiurgo do pensamento econômico brasileiro, ainda colocou a mão na massa para transformar o Brasil.
3. Trabalho Interno

A maior crise econômica do último período é o tema desse documentário narrado por Matt Damon. As análises mostram passo a passo como de como ocorreu o colapso financeiro e suas consequências globais.
4. A Classe Operária vai ao Paraíso

Um clássico do cinema italiano, essa comédia dramática tem seu lugar. Ela mostra a vida de um operário da década de 1970 e os efeitos desumanizadores da vida laboral nos seus relacionamentos e vivências.
5. Adeus, Lênin!

Como seria acordar em um mundo completamente diferente do que havia quando você dormiu? “Adeus Lenin!” inventa uma professora que fica em coma por oito meses exatamente durante a reunificação das Alemanhas. A transformação da economia socialista para a capitalista rende boas risadas e muita reflexão. O filme é uma divertida aula de História.