Pular para o conteúdo principal

Economia em Debate: Um novo arcabouço fiscal é necessário?

Imagem
Arquivo de Imagem
Arcabouço fiscal

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) promoverá na próxima sexta-feira (27) mais uma edição do projeto Economia em Debate. Desta vez, será discutido a necessidade de um novo arcabouço fiscal para o Brasil.

Temas como reforma tributária, impostos - como ICMS - e a necessidade de arrecadação de municípios, estados e União serão confrontados com as possibilidades do setor produtivo. Para tanto, o Cofecon convidou os economistas Felipe Salto, secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, e Igor Rocha, economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

A mediação do debate será realizada por Idiana Tomazelli, jornalista e especialista em economia e finanças pela Fundação Getúlio Vargas e terá comentários de Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Cofecon e apresentação de Fernando de Aquino, coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon.

Leia também:
- 40 Dias: Governo troca presidência da Petrobras
- Duas opções para conter a inflação - e que o governo Bolsonaro não usou

Um novo arcabouço fiscal

O Cofecon aponta que há mais de uma dezena de regras fiscais em vigência no Brasil; porém, três delas constituem  as principais âncoras fiscais no Brasil: a “Regra de Ouro”, a meta de resultado primário e o teto de gastos. Essas regras, esclarece a entidade, têm base no pensamento econômico ortodoxo e recebem críticas por favorecer uma política de austeridade fiscal.

Sob essas regras, o País caminha para a precarização dos serviços públicos, já que não há aumento real de investimentos mesmo com o crescimento da população; para a limitação dos investimentos públicos, que precisam ser feitos para superar a crise atual, e para o aumento da desigualdade econômica e social; além outros problemas que impactam principalmente os mais pobres.     

Serviço

Data: 27 de maio, sexta-feira
Horário: 17h
Onde: Transmissão online pelo canal de Youtube do Cofecon. Clicando AQUI é possível criar um lembrete para o evento.