Pular para o conteúdo principal

Economia brasileira durante a pandemia é tema de debate promovido por Rita Serrano

Imagem
Arquivo de Imagem
Imagem do site Recontaai.com.br

Debate foi transmitido ao vivo e contou com a participação do professor em economia Ladislau Dowbor e do economista da Fenae, Felipe Miranda

A economia e o sistema financeiro brasileiro durante a pandemia do coronavírus foi tema de debate online promovido pela representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, nesta segunda-feira (6).

A discussão foi transmitida ao vivo e contou com a participação do professor em economia Ladislau Dowbor e do economista da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Felipe Miranda.

Dowbor começou destacando que as políticas sociais são investimentos em pessoas. De acordo com ele, esse é um momento importante para a criação de um comitê de crise para promover políticas de gestão e direcionar recursos da União para pontos que estão sofrendo mais com a pandemia.

O economista reforçou ainda a ineficiência do teto de gastos. “Ele reduz o financiamento público e aumenta o dinheiro para os bancos, na medida em que não estabelece teto para os juros, o que fragiliza ainda mais a massa da população”, explicou Dowbor.

Já Miranda lembrou que, ao se prover liquidez para os bancos, deveria haver regra diferenciada entre as instituições privadas e públicas. De acordo com ele, são as instituições públicas que farão chegar recursos para a sociedade em todos os cantos do País.

Para Rita Serrano, o debate foi extremamente produtivo. “Pretendemos repetir a experiência, colaborando com ideias e perspectivas nesse grave momento que o mundo atravessa”, aponta a conselheira.

Assista a íntegra do debate abaixo, ou acesse aqui:

Com informações de CA Rita Serrano