Pular para o conteúdo principal

É hoje: Ato pela Terra terá Caetano Veloso e mais 40 artistas em defesa do meio ambiente

Imagem
Arquivo de Imagem
Ato pela Terra com Caetano Veloso

Cerca de 40 artistas convidados por Caetano Veloso se reúnem na tarde desta quarta-feira (9), em Brasília, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG). O objetivo é refrear os projetos do chamado "combo da morte" ou "pacote da destruição". Tal combo, conforme explica o Observatório do Clima, é composto por Projetos de Lei que visam alterar legislações ligadas ao meio ambiente e cujos impactos - caso aprovados - podem aprofundar ainda mais as catástrofes climáticas que o Brasil e o mundo vêm passando.

Leia também
- Desastres como de Petrópolis serão inevitáveis, mas perdas de vidas não, alertam especialistas
- Contrabando, garimpo e lavagem de dinheiro: como o crime organizado e os crimes ambientais estão interligados

Entre as matérias que estão listadas no combo da morte estão a anistia à grilagem, extinção na prática do licenciamento ambiental e aumento do esbulho sobre as terras indígenas.

“Cada um desses projetos retira dos brasileiros um pedaço de seu futuro”, aponta o manifesto do evento. O documento explica ainda o que está por trás da destruição ambiental: “Para premiar um punhado de criminosos, eles condenam os ecossistemas, os assentamentos rurais, os indígenas e os quilombolas. Ampliam o abismo da desigualdade. Mergulham nossa economia no atraso e no descrédito externo e tornam o Brasil um risco climático global”.

Além da reunião de Caetano Veloso e artistas com Rodrigo Pacheco - que ocorrerá no Salão Negro no Senado Federal - mais de 230 organizações da sociedade civil e movimentos sociais estarão presentes no Ato pela Terra, que ocorrerá em frente ao Congresso Nacional a partir das 15h. Ambientalistas, movimentos estudantis, indígenas, sindicatos, movimento negro e acadêmicos esperam conseguir sensibilizar, ou pressionar, os parlamentares sobre a importância do tema.

Nas redes sociais, influenciadores de diversas áreas promoveram um twitaço nessa manhã. Confira:

Caetano Veloso foi o principal organizador do evento
Um dos mais importantes perfis de denúncia aos crimes ambientais apóia o Ato pela Terra.
Manuela d'Ávila, Molon e outros políticos progressistas participarão do ato.
A CUT também aderiu ao chamado contra a destruição ambiental