Pular para o conteúdo principal

Donbass: a região mais industrializada da Ucrânia e lar do Shakhtar Donetsk

Imagem
Arquivo de Imagem
Donbass região entre Rússia e Ucrânia

De acordo com o Geógrafo e Cientista Político, especialista em geopolítica pós-soviética, Tito Lívio Barcellos, Donbass é uma região no Leste da Ucrânia, ocupada pela bacia do Rio Don, riquíssima em reservas de carvão e que compreende as províncias de Luhansk e Donetsk, reconhecidas pela Rússia desde segunda-feira (21), como estados independentes.

Essa característica natural possibilitou que a Ucrânia fosse a segunda república mais industrializada da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e que ainda hoje, mantém uma grande quantidade de indústrias pesadas de metalurgia e siderurgia na região.

Esse fato está marcado no escudo do time de futebol Shaktar Donestk, por exemplo. Conforme aponta Barcellos, o escudo do time tem duas picaretas cruzadas, mostrando sua origem como time operário: "Era o time dos mineiros, formado para disputar competições da extinta URSS".

Leia também
- Crise entre Rússia e Ucrânia pode elevar o preço da gasolina e do diesel no Brasil

Desigualdades regionais entre o Leste e o Oeste da Ucrânia

Barcellos destaca ainda que a Ucrânia é um país extramente desigual quando se trata de atividades econômicas. Enquanto as regiões do Donbass e as províncias à Leste de Kiev - capital da Ucrânia - são industrializadas - ainda que tenham passado por um proceso de desindustrialização após o final da URSS - e possuem os empregos mais bem remunerados, o Oeste ucraniano é marcado por ser uma região rural, com baixos salários.

Essa divisão entre Leste e Oeste não ocorre somente por causa da zona carbonífera do Donbass, mas também pela proximidade da Rússia, principal importadora de produtos industrializados produzidos na região ainda hoje. Tais como: armas, componentes navais, componentes de aviação, além de motores. E, essa característica se reflete na população da região.

Donbass: russos étnicos e ucranianos com identidade forte com a Rússia

Barcellos afirma que em torno de 8 milhões de habitantes da Ucrânia se consideram étnicamente russos, "o que representa entre 17% e 22% da população do país", explica. Contudo, cerca de metade dos habitantes do país - incluindo o grupo de russos étnicos - têm sua identidade, valores morais, religiosidade e história mais voltados à influência russa.

Essa convergência entre territórios diferentes e costumes parecidos está plasmada no idioma. "Ao contrário do que vem sendo divulgado, a língua mais falada da Ucrânia não é o russo, mas uma junção das línguas russa e ucraniana chamada, Surzhyk", explica Barcellos.